Ir para o conteúdo

Projeto EODOPEN para a digitalização de obras do século XX apresentado no Wikidata Days 2023

Cartaz do evento

O Wikidata Days 2023 irá realizar-se nos dias 28 a 30 de setembro na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). O Wikidata é um projeto colaborativo da Wikimedia Foundation, a mesma organização responsável pela Wikipédia e tem como objetivo criar uma base de conhecimento estruturada e aberta, que possa ser utilizada tanto por humanos como por máquinas, permitindo a partilha de dados de forma ligada, fazendo parte da web semântica.

Ao longo de três dias serão apresentadas comunicações, workshops de edição e aplicações práticas para organização de dados. Este evento pretende promover o encontro de especialistas nestas temáticas e a abordagem de melhores práticas na utilização do Wikidata em projetos GLAM e de investigação e a reflexão sobre o seu impacto na disseminação global do conhecimento.

Neste âmbito, irão decorrer duas sessões dedicadas ao Projeto EODOPEN - Opening Publications for European Netizens, um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Cultura, que visa a digitalização e disponibilização em acesso livre de materiais dos séculos XX e XXI e no qual a BNP participa desde 2019.

As sessões referentes ao Projeto EODOPEN são as seguintes:

28/09/2023 – 10h30 – “Digitalização de obras do século XX das coleções da BNP no âmbito do Projeto EODOPEN”
Apresentação dos resultados do projeto EODOPEN, no âmbito da digitalização de obras do século XX pela BNP.

29/09/2023 – 11h00 – “Fora do comércio, nunca no comércio – a transposição da Diretiva 2019/790 pelo DL 41/2023, de 19 de junho”
Apresentação do novo regime de direitos de autor para a utilização de obras protegidas fora do circuito comercial.


Wikidata Days 2023
ENCONTRO | 28-30* set. '23 | 10h00-18h00 | Auditório e Sala de Formação | Entrada livre | Programa

Fotografias das sessões

30 minutos no tempo dos reis

O Rei, o Ministro e o Carvoeiro e O Homem da Moca

8 maio '23 | 10h00 | Sala de Formação

Cartaz do evento

Numa aproximação a públicos mais jovens, a Biblioteca Nacional lançou ao Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, o desafio de participar num quiz de 30 perguntas, em 30 minutos, sobre dois contos tradicionais portugueses escritos por Ana de Castro Osório: O Rei, o Ministro e o Carvoeiro e O Homem da Moca.

O quiz, realizado através de plataforma electrónica, decorre presencialmente, e nele participam 20 alunos do 7.º ao 9.º ano, organizados em equipas de dois elementos e orientados pelo professor bibliotecário. A equipa vencedora receberá como prémio 2 e-readers, os segundos classificados 2 cheques oferta de 50€ e o terceiro lugar receberá a trilogia "O Senhor dos Anéis" em DVD.

Os contos objeto deste jogo foram digitalizados no âmbito do projeto EOD-OPEN (2019-2024), que visa a digitalização de obras do século XX e a respetiva disponibilização em plataformas móveis, bem como, promover boas práticas de acessibilidade e a divulgação de conteúdos digitalizados junto de públicos mais jovens e/ou com deficiência visual. Neste sentido, está prevista a realização de uma nova edição do quiz, ainda este ano, envolvendo também alunos cegos ou com deficiência visual.


Fotografias da sessão