Projeto EODOPEN para a digitalização de obras do século XX e o caso de Ana de Castro Osório
11 maio 2023 | BNP
A propósito dos 150 anos de nascimento de Ana de Castro Osório (18 junho 1872-23 março 1935), foram digitalizadas em 2022 mais de 50 obras de sua autoria, que serão gradualmente disponibilizadas na BND.
A digitalização destas obras decorreu no âmbito do Projeto EODOPEN (2019-2024), que visa a digitalização de obras do século XX e a respetiva divulgação junto de públicos mais jovens. A disponibilização na BND das obras de Ana de Castro Osório inscreve-se, assim, numa primeira fase de execução do Projeto, em que foram digitalizadas mais de 150 obras (20.000 imagens) de escritoras portuguesas, publicadas no início do século XX.
O estilo de escrita de Ana Castro Osório, que visava “instruir e formar divertindo” e a atualidade dos contos tradicionais por ela recolhidos motivou, ainda em linha com os objetivos do Projeto EODOPEN, a realização do Quiz BND “30 minutos no tempo dos reis - O Rei, o Ministro e o Carvoeiro e O Homem da Moca”, no passado dia 8 de Maio.
As obras digitalizadas no âmbito deste projeto ficarão disponíveis em plataformas móveis e formatos acessíveis, esperando-se assim alcançar públicos mais jovens e não tão habituais da BND, que poderão, mais de 150 anos depois, inspirar-se no trabalho visionário de Ana de Castro Osório, escritora, ativista, editora, feminista e precursora de um estilo de escrita dirigido, também ele, a públicos menos habituais da cultura no século XIX, como eram as crianças, as mulheres e os operários.