Ir para o conteúdo

Projeto EODOPEN para a digitalização de obras do século XX e o caso de Ana de Castro Osório

11 maio 2023 | BNP

Fotografia de Ana de Castro Osório

A propósito dos 150 anos de nascimento de Ana de Castro Osório (18 junho 1872-23 março 1935), foram digitalizadas em 2022 mais de 50 obras de sua autoria, que serão gradualmente disponibilizadas na BND.

A digitalização destas obras decorreu no âmbito do Projeto EODOPEN (2019-2024), que visa a digitalização de obras do século XX e a respetiva divulgação junto de públicos mais jovens. A disponibilização na BND das obras de Ana de Castro Osório inscreve-se, assim, numa primeira fase de execução do Projeto, em que foram  digitalizadas mais de 150 obras (20.000 imagens) de escritoras portuguesas, publicadas no início do século XX.

Págs. 18 e 19 do livro Os dez anõesinhos da tia verde água de Ana de Castro Osorio
Os dez anõesinhos da tia verde água / Ana de Castro Osorio ; ilus. Leal da Câmara Castro. - Lisboa : [s.n., 1906]
https://purl.pt/39359

O estilo de escrita de Ana Castro Osório, que visava “instruir e formar divertindo” e a atualidade dos contos tradicionais por ela recolhidos motivou, ainda em linha com os objetivos do Projeto EODOPEN, a realização do Quiz BND “30 minutos no tempo dos reis - O Rei, o Ministro e o Carvoeiro e O Homem da Moca”, no passado dia 8 de Maio.

Projeção de slide com o nome do quiz
Quiz “30 minutos no tempo dos reis - O Rei, o Ministro e o Carvoeiro e O Homem da Moca”

Projeção de slide com o nome do quiz
Quiz “30 minutos no tempo dos reis - O Rei, o Ministro e o Carvoeiro e O Homem da Moca”

As obras digitalizadas no âmbito deste projeto ficarão disponíveis em plataformas móveis e formatos acessíveis, esperando-se assim alcançar públicos mais jovens e não tão habituais da BND,  que poderão, mais de 150 anos depois, inspirar-se no trabalho visionário de Ana de Castro Osório, escritora, ativista, editora, feminista e precursora de um estilo de escrita dirigido, também ele, a públicos menos habituais da cultura no século XIX, como eram as crianças, as mulheres e os operários.

Encontro EOD e EODOPEN

ENCONTRO INTERNACIONAL | 12-13 maio '22 | BNP

Cartaz do evento

A Biblioteca Nacional de Portugal acolhe, nos próximos dias 12 e 13 de maio, o encontro anual da Rede EOD – eBooks on Demand e um encontro do projeto EODOPEN – Opening Publications for European Netizens.

A Rede EOD, de que a BNP é membro fundador, celebra o seu 15º aniversário, sendo atualmente constituída por 40 bibliotecas de 13 países europeus.

No serviço EOD, qualquer pessoa pode encomendar um livro eletrónico, através dos catálogos das bibliotecas da rede; em seguida, as bibliotecas digitalizam a obra pretendida e enviam-na ao utilizador. Desde 2009, para além da versão digital de uma obra, é também possível encomendar a sua impressão a pedido (PoD – Print on Demand).

O projeto EODOPEN – Opening Publications for European Netizens, financiado pelo programa europeu Creative Europe (Culture/Cooperation projets), teve início em 2019 e terminará em 2024, sendo constituído por 14 parceiros, de 11 países diferentes, e coordenado pela Universidade de Innsbruck (Áustria). O Projeto tem como objetivos promover a digitalização de obras dos séculos XX e XXI, reforçando a capacidade das bibliotecas procederem à clarificação de direitos e a mecanismos de licenciamento mais fáceis, estimulando a utilização destes conteúdos por públicos mais alargados. Pretende-se alcançar mais de 1 milhão de utilizadores/leitores em toda a Europa, designadamente jovens e leitores com necessidades especiais, através da aposta na disponibilização de formatos alternativos de entrega, nomeadamente para dispositivos móveis, bem como para utilizadores cegos ou deficientes visuais.

Para além das reuniões internas dos grupos de trabalho do projeto, o encontro de Lisboa terá uma sessão aberta, durante o dia 12 (14h30-18h00), na qual será feito um balanço dos 15 anos da rede e se discutirão os serviços oferecidos pela rede EOD, questões de cooperação com o EUIPO (Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia) e as implicações das disposições da Directive on Copyright in the Digital Single Market (DSM directive) no património cultural, entre outros temas.